Estreia - Dia Mundial do Teatro

8 e 9 de Abril - 21h30 e 10 de Abril - 16h
Classificação: Maiores de 12 anos
Cláudia Stattmiller ||| claudia.stat@gmail.com
Ao longo da sua carreira trabalhou com diversos encenadores, tais como, João Paulo Costa, Isabel Alves, José Geraldo, Cândido Ferreira, José Carretas, Roberto Merino, Madalena Vitorino, Victor Valente, Jorge Fraga.
Efectuou diversas formações com Noelle Dalsace, Luís Carbajal, António Portillo, António Pope, Gisella Cañamero, Quiko Cadaval, Paulo Condenso, Paulo Lages e André Gago.
Realizou projectos Teatrais no Museu de Aveiro, ligados ao Serviço Educativo – Recriação do quotidiano das freiras Dominicanas no Convento de Jesus: “A freira Cozinheira”, “A freira Boticária e “Era uma vez uma Princesa em Aveiro”.
Encenou e interpretou diversas peças de teatro para a infância, como, “Os músicos de Bremen”, “A Bruxa Azulinda”, “Fresco, Tainha e as prendas da Rainha”, “A Família Feliz”, “As aventuras de João com medo”, “A Princesa e o Garfo”, e “A lua é de queijo”.
A convite da Comissão Nacional da Luta contra a Sida., produziu e encenou um projecto teatral de prevenção primária, para digressão, dirigido a jovens do 2º ciclo: “Tran’s – missão.
Responsável pela concepção, produção e direcção artística dos projectos de animação teatral de carácter ambiental, tais como: “O Feiticeiro de Oz na Quinta Pedagógica”, “Alice no Parque” e “As Aventuras de Pinocchio”, "Mas afinal quem é o Infante?" realizados no Parque Infante D. Pedro, com apoio da C.M.A., E.P.A. e I.P.J.
Foi coordenadora de actividades na área do teatro e da animação, dirigidas ao público pré-escolar e do 1º ciclo, na “Fábrica de Ciência Viva de Aveiro”, tendo sido responsável pelos ciclos de “Poesia e Ciência” e pelas “histórias no Caracol”. Foi também professora de “Teatro e Movimento” de crianças em idade pré-escolar, na Escola “Pequenas Artes”.
Em diversos espaços da cidade de Aveiro, tem realizado sessões de poesia encenada e performances teatrais, como por exemplo em Feiras do Livro, na “Efémero”, no “Mercado Negro” e “Teatro Aveirense”, entre outros.
Autora de textos dramáticos para projectos teatrais de divulgação de ciência e de temáticas ambientais, tais como, “A lua é de queijo” e “Um Pinguim do deserto”.
A convite da SIMRIA realizou uma teatralização com base na História “O Segredo do Rio”, de Miguel Sousa Tavares, desenvolvendo conteúdos ambientais.
Formadora de diversos workshops, tais como, “Teatro, a arte de comunicar”, “Como contar histórias” , “Reciclar, Recriar e Brincar” e "Pinturas Texturas e outras Travessuras".
Desenvolveu a concepção artística e interpretação da teatralização de histórias, tais como “A Princesa Baixinha”, “A Rainha das Cores”, “As aventuras de João com medo”, “Agora não D. Loba”, “O Desejo do Lenhador”, “O Sonho de Mariana” e “Uma Vaca de Estimação”.
Realizou regularmente actividade como contadora de histórias em livrarias como “O Navio de Espelhos”, na “Bertrand”, na Pediatria do Hospital de Aveiro, Escolas e Bibliotecas do País.
Actualmente é Professora de expressão dramática nas Oficinas de Teatro (para crianças, jovens e adultos) na BAU.UAU - Artes, formadora de expressão corporal e teatro para séniores na Academia de Saberes e docente na área de expressões, do secundário, na Escola Profissional de Aveiro.
Realiza ainda projectos teatrais para adultos, em que participa como actriz, na Companhia profissional de teatro de Aveiro – Efémero, como por exemplo, “VATZLAV”, “Os Marginais”, “Zoo de Cristal”, entre outros.
0 comentários :
Enviar um comentário